terça-feira, 26 de junho de 2007

# 43

:: vovó


e a vida é um eterno vai-vém. vem chuva e sol depois.
vovó sempre diz que quando cigarra canta demais e as formigas cabeçudas arrumam uma passeata pode saber que vem tempestade.

vovó sabe das coisas.

me cura de dor de garganta com mel e própolis e seus chás de todas as plantas que ela conhece, cada um serve pra uma coisa diferente. e banho de sal grosso com alcool é pra descansar o corpo, diz ela.

vovó sabe mesmo de muita coisa.

reza por mim e pelos outros netos e filhos todos os dias às 4 da manhã. com seu terço de pedras pretas (presente meu) em suas mãos, liga o rádio e acompanha atenta à reza do terço. todos os dias.

depois volta a dormir e acorda às 8 pra tomar seus remédios, que ela detesta, e seu café com adoçante.

vovó sempre soube de muitas coisas.

diz ela que quando a mão coça, a gente tem que coçar e jogar a coceira dentro da camisa porque é sinal que dinheiro vem aí. e diz que quando o pé que coça é porque viagem está por vir.

e vovó briga quando apareço com cara de sono na casa dela: ah menino, toma vergonha nessa cara branca sua. e com um riso me dá a sua benção.

vovó sabe viver.

2 comentários:

Thaís disse...

A vovó Doca é muito linda, né? Eu não conheço ela direito mas aprendi com você a gostar muito dela! Beijão!!!

CL disse...

eu sou órfã de avos..sinto falta!

=(