segunda-feira, 20 de agosto de 2012

# 290

::


o que falta no mundo é a prática do "pode não querer."

lembro que escutei essa expressão pela primeira vez lá pra 2003, e ela sempre me chamou muito a atenção, tanto que a adotei.
a gente vive numa cultura de que deixar de aceitar alguma coisa seria falta de educação, no caso de comida, por exemplo, daí a gente sempre "quer", mesmo com aquele sorriso amarelo, e a expressão de "ai meu deus" no rosto. daí a gente acaba aceitando, que é pra não fazer desfeita.

e o pode não querer também é aplicado aos relacionamentos. 
é engraçado como que a gente sempre tem que ter uma desculpa pra essa ou pra aquela falta de querência, tendo que justificar as coisas, por mais simples que sejam, sem um descanso, sem um relaxamento.
às vezes a gente só quer ficar sozinho um pouco, e isso não é o fim do mundo.
de vez em quando a gente só não quer ver filme de mão dada, sem que isso signifique nada.
às vezes a gente só não quer. e ponto.

só que todo mundo é acostumado a se justificar, a dar desculpas. e, como diria a música, "e desculpas nem sempre são sinceras, quase nunca são". 
eu, particularmente, não peço explicações pra atitudes. na maior parte elas vêm sem pedido mesmo, e sem pé nem cabeça.

uma vez escutei que o namoro tinha que terminar porque eu não tinha microondas, noutra porque o tarot havia previsto que o relacionamento não daria certo, e tantas outras que eu poderia listar.
no fim das contas, são todas desculpas.

o que realmente havia ali era simplesmente o não querer. já não queriam mais namorar, manter o relacionamento, se ver, enfim, não queriam continuar com aquilo que havia, mas, por algum motivo, acharam que era obrigatório que se tivesse uma justificativa. não era. nunca foi.

pode não querer se estar junto, sem desculpas.
não é crime e nem pecado.
pode não querer, e só.

Nenhum comentário: